domingo, 27 de novembro de 2011

Relatório da Experiência da Aplicação do Planejamento

Mirtes Severina do Monte
  Costumes indígenas
Apresentação
         Este planejamento tem por objetivo relata como foi a experiências vivenciadas numa turma do primeiro ano a antiga Alfabetização do ensino fundamental I de uma escola da Rede Municipal de cidade do Recife, com o intuito de levar nosso conhecimento acadêmico da disciplina de Metodologia do Ensino da História II onde o professor responsável Ricardo Pacheco abordou vários métodos de como tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas para que os alunos interajam com o professor e o professor como os alunos e vise versa desta forma a aula se torna dinâmicas e atrativas fazendo com que os alunos interajam dentro e fora da sala de aula.
Métodos e técnicas
Filme, imagem e lápis de escrever, lápis de cor, folha de papel ofício, após o filme pedir que cada uma das crianças pesquisasse imagens sobre a cultura indígenas e já no filme pedir que eles observassem se só tinha índios ou tinha outras pessoas envolvidas no filme sem ser da cultura indígena a partir dessa observação pedir que eles fizessem uma comparação das roupas dos personagens envolvido no filme e dos hábitos culturais de cada um. 
Resultados
A atividade foi muito atrativa, pois as criação interagiram em todos os momentos fiquei muito feliz ao realizar este plano de aula com está turma do ano 1 de ciclo 1 a antiga alfabetização eles gostaram muito em todos os momento ele interagiram claro que falaram o tempo todo mais gostaram muito da aula e das atividades proposta nos três momentos das aulas foi ótimo eles gostaram muito do filme,das pesquisa,do trabalho coletivo e das outras atividades proposta com os objetos usados na cultura indígenas.
Discussão
O cinema é uma ferramenta mobilizadora, que prende a atenção e traz pra ordem do dia questões que muitas vezes não refletimos em nosso cotidiano. As imagens, sons, percepções geradas através do filme , são elementos riquíssimos pra discussão em sala de aula. O cinema é interdisciplinar e como tal tem que ser trabalhado, para que não haja fragmentação da realidade, já que muitos aspectos se relacionam em termos de conteúdo, como foi o caso de “Costumes indígenas” utilizado nessa aula. 

Um comentário:

  1. O relatório nãõ apresenta com clareza as atividades desenvolvidas (e no que diferem do planejamento) nem dialoga com a bilibografia da disciplina.

    ResponderExcluir