PLANO DE ATIVIDADE – CINEMA
Componente Curricular: História / Língua
Portuguesa
Público Alvo: 1º Ano
Tema da aula: Costumes indígenas
Objetivos:
·
Conhecer, através de recurso audiovisual,
alguns costumes indígenas;
·
Identificar semelhanças e diferenças
entre o modo de vida dos índios e dos “brancos”;
·
Analisar, fonologicamente, a palavra
“índio”.
1º Momento
Começar a aula cantando com os alunos a música “1, 2, 3 indiozinhos”.
Levar para a sala imagens, fotos de índios. Realizar sondagem acerca dos que os
alunos sabem sobre o que está sendo
apresentado. Registrar no quadro as questões levantadas pelos alunos.
2º Momento
Projeção do
filme Tainá – uma aventura na Amazônia. Logo após a exibição do filme,
perguntar aos alunos o que foi observado no filme. Perguntar se eles perceberam
alguma diferença entre os índios e as outras pessoas que aparecem no filme.
Pedir que descrevam essas diferenças. Pedir para que façam um desenho destacando
o tipo de roupa usada pelos índios e as pessoas que moram na cidade. Expor os
desenhos e produzir texto coletivo.
3º Momento
Realizar
análise fonológica da palavra “índio”: com que letra começa e termina; se
palavra começa com vogal ou consoante; número de letras e de sílabas; escrita
de outras palavras que começam com a letra “i”. Realizar ditado de palavras de
mesmo grupo semântico: oca, flecha, bote, arco...; escrita de frase com uma
dessas palavras.
Avaliação
A avaliação será feita através da observação, do desenvolvimento dos
alunos nas diversas situações propostas em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário